quarta-feira, 28 de julho de 2010

Qual a real função do conselho tutelar?

Pois é... essa é uma pergunta que muitos de nós não nos fazemos: Qual a real função do conselho tutelar? Por exemplo, eu; eu nunca parei pra pensar sobre isso, pois somos criados em meio a uma ideia(por sinal, errada) de que o conselho tutelar tá ali pra punir os jovens que façam algo errado e àqueles que fazem mal à estes.
Então, em meio às minhas viagens à
faculdade pude perceber o quão errada é minha visão sobre o conselho tutelar; minha poltrona no ônibus é ao lado de um conselheiro tutelar e em meio às várias conversas que temos sobre os mais variados assuntos (variados mesmo, às vezes é tanta besteira que vocês nem imaginam kkkkkkk) pude ter uma noção do real papel do conselho tutelar. Pois bem, para vocês que não sabem (eu também não sabia) o conselho tutelar não tem o papel de punir as crianças e os adolescentes (sempre pensamos que essa fosse a função dos conselheiros tutelares, num é?! Pois num é não!). Quem nunca ouviu alguma mãe dizer: "vou entregar esse menino ao conselho tutelar pra eles tomarem providências, porque eu num 'posso' mais com ele não", ou então, "cadê o conselho tutelar que num vem tomar a moto desse 'de menor'?", ou como anda ocorrendo aqui em Gov ultimamente:"cadê o conselho tutelar que num vem tomar providências com esses meninos bagunçando os jogos na quadra?".
Pelo que pude entender com as conversas que tive com esse conselheiro é que o real papel do conselho tutelar é defender e fazer valer os direitos das crianças e dos adolescentes, fiscalizar se estão sendo cumpridos os direitos previstos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, o ECA, e dar encaminhamento adequados para a solução de problemas relacionados aos mesmos.
Então gente, muitos de nós temos uma visão distorcida sobre eles; o conselheiro tutelar não tem o direito de, por exemplo, tomar a chave de algum veículo das mãos de uma criança ou adolescente, não pode puní-los por estar cometendo algum delito, ou fazendo arruaças, a lei não permite que eles façam isso... Quem "pune" é a polícia, a polícia é quem deve apreendê-lo e encaminhá-lo aos orgãos responsáveis, tais como: a promotoria, a vara da infância e da juventude... para daí serem tomadas as devidas providências.
Os casos que podem e devem ser encaminhados para o Conselho Tutelar são aqueles de discriminação, exploração, negligência, opressão, violência e crueldade que apr
esentem como vítimas as crianças ou adolescentes.

Pois é...Agora, vamos procurar entender melhor as coisas antes de sair falando o que não sabemos...
(pelo que vi, eu era uma das que falavam besteiras com relação ao conselho tutelar, "num vô mintir")



"Art. 131. O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, definidos nesta Lei. (Lei 8.069, de 13.7.1990 - Estatuto da Criança e do Adolescente)."

8 comentários:

  1. Minha cara,

    Parabens pelo trabalho no blog.

    ResponderExcluir
  2. Cara Amiga Aninha..
    Uma pergunta que sempre me fiz: Qual o verdadeira papel do "Conselho Tutelar?" Na verdade até hoje ainda não entendi. Falo isso, talvez você também não intenda, mas pelo fato de que vi o Conselho em "alguns casos" ser atuante; em outros, porém, não sei se posso falar que omisso; a verdade é que não houve nenhuma atuação por parte do Conselho. E exatamente esse tipo de comportamento que me faz ainda não entender o seu verdadeiro papel.

    ResponderExcluir
  3. O verdadeiro papel do Conselho Tutelar é este: "fiscalizar se estão sendo cumpridos os direitos previstos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, o ECA, e dar encaminhamento adequados para a solução de problemas relacionados aos mesmos." Agora, se eles estão cumprindo ou não, aí já são "outros quinhentos"...rsrs
    Obg pela interação no blog'
    Volte sempre...

    ResponderExcluir
  4. conselho tutelar,direitos ameaçados da sociedade,omissaõ ou abusos dos pais ou responsável,encaminha fatos de sua compertência
    ao ministério publico,maus-trato,vítimas de abusos,vítimas de trabalho infántil,evasaõ escolar, acompanhamento temporário a familia,expedir notificaçaõ,requisita medida protetiva acç,a adolescente.

    ResponderExcluir
  5. estou, tendo problema serio com coselho da cidade que moro , . quero deixar bem , claro que , o comselho , só trapalha, na educação dos nossos filho , tenho . filha de 13 , anos , ele . ta passando por um perildo de rebeldia, na qual estou tratando com pisicolago , mais o conselho , esta interfirindo , minha filha se rcusa ir a escola da cidade , mais tem um namorado , , , fomos encaminhado para , delegacia, onde dellegaDO USOU DE SEU PODER , PARA . COM , FAZENDO PROSTAS INDESENTES , ONDE DENUCIEI , TAMBEM , MAIS , DAI ENTÃO , CONSELHO , ESTA PERSIGUINDO A, GENTE, OMDELEGADO FOI , TRANSFERIDO , .MINHA FILHO , TENTOU SUICIDIO , POIS, NÃO CONSEGUE , SAIR NA RUA , . NAMORADO FOI PREZO , ESTA RESPONDENDO , PROSSEÇO . EU ESTOU M MAIS CONHECIDA NO FORAM , QUE BERA MAR , MARCOLA , . SOMOS TRATASDO , COMO BANDIDOS, NAMORADO DE3LA , TEM 20 ANO ELA TEM 14 , COMO DESSE NAO CONCORDO COM FATO , MAIS ESTOU TENDO AJUNDAR COM AJUDA DE UMA PROFICIONAL , PICICOLAGA. MAIS COSELHO , PERSERGUE , POIS O FILHO DOM COMSELHERO , TRABALAH NA DELGACIA ONDE , ODELEGADO FOI , AFASTADO , ETÃO . ACABANDO COM NOSSO SUSEGO , PRECIZO DE SOCORRO JA NÃO SABEMOS MAIS , PPARA ONDE CORRER, . MEU NOME É SOLANGE . MORO JAGUAPITÃ , ESTAMOS MORANDO AQUI JA FAZ UM 2 ANOS . SE AGUEM QUE PODE ME AJUDAR , QUIZER ENTRAR EM COTATO , MEU TELEFONE, É , CDIGO DA , CIDADE 43, 96135821 M EU DESESPERO MEU TELEFONE , PRECIZO MUITO D AJUDA, VC COLOCOU MUITO BEM , DEVER , DO CONSELHO , MAIS QUEM DESSE QUE É ASIM QUE ELES , FAZEM

    ResponderExcluir
  6. adorei este site ele tira nossas duvidas tudo de bom e eu estava em duvida sobre a funcao do conselhotutelar

    ResponderExcluir