sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Campanha de Vacinação contra Gripe A

Pois é... de acordo com o Ministério da Saúde, a campanha de vacinação contra a influenza A (H1N1) vai ser a maior da história, onde se pretende imunizar cerca de 91 milhões de pessoas. O início da campanha de imunização está previsto para 8 de março. Estão inclusos na campanha profissionais de saúde da rede de atenção básica e envolvidos na resposta à pandemia, indígenas, gestantes, crianças de 6 meses a 2 anos, jovens de 20 a 29 anos, idosos (mais de 60 anos) e pessoas com doenças crônicas (como diabetes, obesidade, asma e cardiopatias). O Ministério da Saúde anunciou neste dia 25 de Fevereiro que adultos saudáveis com idade entre 30 e 39 anos também vão receber a vacina. A definição da nova faixa etária, segundo o ministério, considerou o grupo com maior número de hospitalizações e mortes, além dos que já haviam sido priorizados.

*Calendário de vacinação divulgado pelo Ministério da Saúde:

-Profissionais de saúde e indígenas - 8 de março a 19 de março

-Gestantes, doentes crônicos e crianças de 6 meses a dois anos - 22 de março a 2 de abril

-Jovens de 20 a 29 anos - 5 de abril a 23 de abril

-Idosos (mais de 60 anos) com doenças crônicas - 24 de abril a 7 de maio

-Pessoas de 30 a 39 anos - 10 de maio a 21 de maio


> De acordo com o site www.espbr.com, em Mossoró a vacina contra Gripe A não chegará a todos os profissionais de saúde e a Prefeitura critica decisão da coordenação estadual de limitar doses para o município.

A vacina contra a gripe suína (H1N1) não chegará a todos os profissionais que lidam diretamente com a doença em Mossoró. A Gerência Executiva da Saúde do município informa que precisou refazer a estratégia de vacinação, em virtude de uma nova recomendação da coordenação estadual da campanha feita no início da semana.

De acordo com a gerente de Saúde do município, Jacqueline Amaral, a vacinação será limitada aos profissionais dos hospitais, unidades de saúde e serviços de urgência e não mais aberta aos prestadores, clínicas e demais serviços de saúde, como tinha se pensado anteriormente. "Nós queríamos estender a vacinação aos dentistas, agentes de saúde e de endemia e agora estamos tendo que seguir essa recomendação da coordenação estadual, pois só vamos receber 2.443 doses da vacina, quando precisaríamos de pelo menos 3 mil doses", informou Jacqueline.


Leia a matéria na íntegra AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário