terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

O CASO DA CRASE

1 -A crase é assunto sério

nos tratos da coisa escrita

que atrapalha as pessoas

deixa muita gente aflita

ouvindo o som do alarme

sem saber onde ele apita.

2 -Já vi gente encalacrada

sofrendo e morrendo à míngua

tendo frio dor de cabeça

insônia azia e íngua

com uma crase encravada

furando a ponta da língua

3 -Mas como tudo na vida

a gente pode aprender.

O caso não tem mistério

vou tentar esclarecer

pegando o boi pelo chifre

fazendo ele ceder.

4 -Krasis em grego é fusão:

reduzir ao mesmo pó.

Um casal de namorados

agarrados dando um nó.

Um ovo com duas gemas

dentro de uma casca só.

5 -A crase é um a artigo

mais um a preposição.

Pra não soarem a a

se juntam na contração

formando o a craseado:

esta é a definição.

6 -Vamos agora estudar

diversas regras gerais

que sendo utilizadas

vão permitir bem demais

que você evite os erros

reduza o choro e os ais

7 -Sempre que em lugar do à

que aparece craseado

couber a preposição

com um a artigo agregado

está tudo muito certo

pode ficar descansado.

8 -Vou para a casa dela.

À casa dela eu vou.

Uma frase é igual à outra

como você já notou.

Neste exemplo se amarra

o que antes se explicou.

9 - E quando você passar

a frase ao masculino

e couber o termo ao

cumprindo o mesmo destino

pode crasear tranqüilo

pois passou no pente fino.

10 - Amanhã eu vou à praia.

Eu vou ao banho de mar.

Aqui está o exemplo

para a questão amarrar.

Aplique a regra do ao

que o erro vai evitar.

11- E agora outra regra

ligeiro eu lhe ensino.

Vale pra qualquer mortal

seja adulto ou menino:

não se deve pôr a crase

antes de um masculino.

12 - Mas cito uma exceção

de crase com masculino.

É quando o termo à moda

se esconde astuto e felino

sem querer reconhecer

que é do grupo feminino.

13 - Sapato à moda Luiz XV

leva crase decidido.

E sapato à Luiz XV

também assim é regido

porque o termo à moda

lá está subentendido.

14 - E há outra exceção

que já expliquei a Nilo:

quando o a é posto antes

de aquele aquela e aquilo

a gente funde os dois a

pra não se ter a por quilo.

15 - E agora vamos fazer

do caso a demonstração.

Dei o livro àquele homem

ao seu filho ao seu irmão.

Dei também àquele outro

pois ele estendeu a mão.

16 - Meu interesse é pra logo

porém o seu mais distante.

Eu presto atenção a isto

e você olha adiante

só presta atenção àquilo

dizendo que se garante.

17 - Presta atenção a aquilo

eu poderia escrever.

Mas juntei o a com a

facilitando o dizer

marcando o sinal da crase

para o leitor perceber.

18 - Locuções prepositivas

e conjuntivas na mão

ficam só pedindo crase

sem medo ou vacilação:

à custa e à mercê

à medida à proporção.

19 - Às pressas às escondidas

e às vezes por igual

são locuções do advérbio

no feminino plural.

Levam crase na medida

seguindo a regra geral.

20 – A indicação das horas

tem a crase soberana.

Quem chegou às 9 horas

não pense que me engana

dizendo: “cheguei às 8

sou pontual e bacana”

21 - Com o verbo no infinito

a crase não se aplica.

Você que fique a chorar

porque a crase não fica:

ela se põe a sorrir

e a conversa não estica.

22 - Antes da expressão uma

que é artigo indefinido

a gente não usa crase.

Isto é prego batido.

Ensine a uma amiga

E seja bem sucedido.

23 - Quando é nome de cidade

botar crase não combina.

Ontem fui a Salvador

visitar uma menina

depois fui a Bucarest

e comi comida fina.

24 - Mas se a gente disser

“fui à Salvador do Axé”

modificando o nome

do que era ao que é

então se coloca a frase

com decisão e com fé.

25 - Não ponha a crase antes

dos numerais cardinais.

Fale a trezentas pessoas

mas não craseie jamais

porque se isto fizer

vai se enrascar por demais.

26 - Ele ficou cara a cara

e andou de ponta a ponta.

Repetir substantivo

e pedir crase é afronta

Ela fica aborrecida

arma barraco e apronta.

27 - A crase é facultativa

no até antes do a.

“Caminhei até a praia

eu posso não crasear.

“Até à praia eu fui”

também se pode grafar.

26 - Possessivo feminino

faz aqui a sua lei.

Eu falei a sua mãe.

À sua mãe eu falei

O caso é facultativo:

digo isto porque sei.

29 - Apresentei com cuidado

os serpenteios da crase

caminhando pela casa

do telhado até a base

pra que você ande certo

não se enrole nem se arrase.

30 –

Medite insista e domine

A arte do crasear

Recordando esta lição

Começando a aplicar

Em tudo que escrever

Logo e sem esmorecer.

O negócio é praticar.

31 –

Meu trabalho eu encerrei

Apoiado na poesia.

Resta agora a você

Insistir no ABC

Olhando as crases do dia.

32 –

Dedicação é preciso

Em detalhe e no geral.

Mostre que aprendeu direito

E faça um texto legal.

Leia releia e confira

O resultado final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário