quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Você sabe o que é Hiperidrose??

Hiperidrose é uma doença caracterizada pelo suor excessivo em algumas partes do corpo. Normalmente, os pontos de suor são nas mãos, nos pés, embaixo dos braços e na cabeça.

Como portadora dessa doença posso relatar que é algo extremamente desagradável; Pois é... Desde que “me entendo por gente” sofro com esse suor excessivo nas mãos e nos pés. É tão desagradável que até situações simples do nosso cotidiano como, por exemplo, apertar a mão de alguém ou escrever, se torna algo completamente constrangedor.

Os portadores dessa doença “referem sudorese constante, às vezes inesperada, mas a maioria deles relata fatores agravantes. Os fatores desencadeantes da sudorese excessiva são o aumento da temperatura ambiente, o exercício, a febre, a ansiedade e a ingestão de comidas condimentadas. Geralmente há melhora dos sintomas durante o sono. O suor pode ser quente ou frio, mas a sudorese é constante.” (http://www.unifesp.br/dcir/torax/vats/hiperidrose.htm)

Pois é... É assim mesmo, as minhas mãos e meus pés começam a suar do nada, mas, pioram ainda mais quando estou ansiosa ou com o calor (então, já dá pra imaginar o quanto estou sofrendo nessa época, rsrsrs).

“A hiperidrose atinge pessoas que estão entre a faixa etária adolescente-jovem-adulto, e incide entre 1% e 2% da população. A incidência é igual para ambos os sexos. Existem dois tipos de tratamentos para a hiperidrose: o temporário ou paliativo, e o definitivo ou cirúrgico. Nos tratamentos paliativos utilizam-se várias técnicas, ou seja, por meio de desodorantes, substâncias que contenham cloreto ou cloridróxido de alumínio, lontoforese, medicamentos, ou injeção de toxina botulínica. Nos tratamentos definitivos ou cirúrgicos para a hiperidrose temos principalmente: a retirada por lipoaspiração da região axilar das glândulas que produzem o suor, ou a simpatectomia torácica.”(http://pt.wikipedia.org/wiki/Hiperidrose).

No meu caso, nunca fiz tratamento algum, sempre quis fazer a cirurgia, pois, é definitiva. Espero fazê-la um dia e me livrar desse extremo incômodo. Brevemente procurarei me informar onde tem cirurgião torácico em Mossoró.

Pois é... Enquanto não faço a cirurgia, tenho que continuar tentando conviver em ‘harmonia’ com a hiperidrose.

Nenhum comentário:

Postar um comentário