sexta-feira, 5 de março de 2010

Curiosidades...

*Por que que às vezes, quando estamos adormecendo, temos a sensação de que caímos?
Isso é a alucinação hipogênica, o momento exato em que o sono está sendo gerado. Acontecem abalos motores que, quando mais intensos, refletem-se nos músculos, criando a sensação de queda.

*Por que não dói cortar o cabelo?
O pêlo tem duas partes: raiz e haste. A raiz está dentro da pele (epiderme), numa camada onde está a papila, responsável pelo seu crescimento. As células novas empurram as velhas para cima. Assim elas aos poucos se transformam em haste já mortas. Quando você arranca o pêlo, isso dói, porque tira a raiz que está viva. Agora, quando corta, está se livrando de células mortas.

*Por que o milho de pipoca explode?
O milho de pipoca tem uma casca (epicarpo) dura e hermética que contém dentro de si certa quantidade de amido e água. Ao esquentar a semente, a umidade converte-se em vapor de água aumentando a pressão em seu interior. O epicarpo da semente não pode conter a pressão e se rompe violentamente.

*Por que é que primeiro vemos o raio e só depois ouvimos o trovão?
O relâmpago é a luminosidade produzida quando a eletricidade é lançada de uma nuvem e o trovão é o som do relâmpago. A velocidade da luz é 100 mil vezes mais rápida que a do som; a luz viaja a 300 mil quilômetros por segundo, enquanto que o som viaja a 345 metros por segundo. Desta forma, vemos primeiro a luz, que é mais rápida, e depois vem o som, que não é tão veloz. Por isso se você ver o clarão do raio quase ou simultâneo com o trovão, proteja-se que a coisa pode ficar feia.

*Por que bocejamos?
Quando estamos cansados ou entediados o metabolismo fica mais lento e o nível de dióxido de carbono no sangue tende a aumentar. Durante o bocejo, a pessoa inspira mais ar e o organismo equilibra-se. Isto porque a quantidade de oxigênio na corrente sanguínea aumenta.

Fonte: www.mdig.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário